Escola Divino Mestre

Diferenciais
Fomos acolhidos pela "família" escola Divino Mestre desde a educação infantil e estamos muito felizes com o resultado não trocamos por nada,escola com setor pedagógico de alto nível,super preparado para o momento que estamos vivendo. Kamily adora a escola,desde professores, colegas, funcionários em geral que estão sempre dispostos a ajudar,temos também a liberdade de ir e vir,a escola está sempre de portas abertas a nós receber e ajudar. Só temos a agradecer por todo o esforço da escola.

Cinara, Junior e Kamily

MISSÃO

Ensinar aos alunos os diferentes caminhos para pensar, refletir, dialogar a agir, na certeza de que saberão tomar decisões e iniciativas frente aos obstáculos da vida.

Obter reconhecimento como Referência em Ensino Fundamental, entendendo
os novos contextos, às novas tecnologias e, acima de tudo, reinventar a tarefa de educar a partir das novas realidades na certeza de que a nossa filosofia pedagógica favorecerá globalmente a formação do educando.

Proposta Pedagógica

A Escola Divino Mestre baseia sua proposta pedagógica na Pedagogia de Projetos. Com isso, todos os professores desenvolvem os conteúdos do ano baseados num tema que proporciona, além da construção das habilidades pertinentes à série, a construção de habilidades de pesquisa que levam o aluno a compreender que as áreas do conhecimento não estão dissociadas.

Dessa forma o aprender se torna muito mais significativo e interessante para o aluno.

O grande diferencial da Divino Mestre é a oferta dessa proposta para os anos finais do ensino fundamental pois os professores organizam com os alunos um mapa conceitual apontando a contribuição de cada disciplina para o estudo do tema escolhido.

Festas pedagógicas

Levar o aluno a perceber a importância de sua trajetória escolar é outro diferencial da escola Divino Mestre. Atividades que marcam cada ano na escola estabelecem uma relação de pertencimento e continuidade do crescimento pessoal. Assim, a escola organiza eventos significativos e que marcam cada um dos anos do ensino fundamental.

1º ano - Festa do Caderno

Momento mágico em que recebem seu primeiro caderno com pauta

2º ano - Festa da Letra Cursiva

Momento que marca a transição da letra “bastão” para cursiva.

3º ano - Festa da Tabuada

Um divertido presente ajuda os alunos a compreenderem a lógica da tabuada.

4º ano - Festa da Caneta

Alunos ganham a sua primeira caneta pois, a partir deste ano começam a utilizar caneta para seus registros.

5º ano - Festa do Planner

Alunos aprendem a se organizar através de um planer semanal considerando que no ano seguinte terão 10 disciplinas.

6º ao 9º - Encontro de Jovens

Encontro anual em que trazemos palestrantes que discutem com nossos alunos os mais variados temas, escolhidos pelos alunos, que mobilizam e preocupam os adolescentes.

9º ano - Projeto Memórias

Trata-se de um resgate das memórias afetivas dos formandos marcando o momento de desligamento da escola e início de uma nova etapa que é o ensino médio.

Metodologia de Ensino

A Escola baseia seu trabalho na Pedagogia de Projetos em que a metodologia ativa norteia as ações em sala de aula tornando o aluno o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado incentivando-o à construção dos conhecimentos de maneira autônoma e participativa. Nos anos finais do ensino fundamental os Projetos, que são interdisciplinares, passam a constituir um currículo integrado, incentivando a observação, pesquisa, inclusão, interlocução e ação entre alunos, professores e a comunidade.

Avaliação

É compreendida como um processo contínuo e emancipatório. É diagnóstica, tanto para o aluno quanto para o professor, acompanhando sistematicamente o processo educativo, permitindo verificar avanços e identificar as dificuldades, com vistas a tomada de decisão, contextualizada, integrada, dinâmica, contínua e cumulativa, no sentido em que os dados qualitativos e quantitativos se completem, permitindo uma análise global do processo ensino-aprendizagem.

Estrutura

A Escola Divino Mestre possui uma estrutura com mais de 1900m² constituída em salas de aulas, salas de convivência, biblioteca, informática, banheiro masculino, feminino e especial, setores administrativos, além de uma ampla área para o lazer.

Portaria com Sistema de Circuito Interno de TV; Atendimento Médico e de Emergência.

Finalidade da Escola

Tem por finalidade oferecer um ensino de qualidade aos educandos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, através de um projeto pedagógico baseado nos princípios de autonomia, respeito e valorização do coletivo. Por isso, propõem-se a realizar um trabalho para sensibilizar e instrumentalizar o educando para atuar no seu meio nas questões sociais, políticas, culturais e ecológicas.

Objetivos da Escola

• Oportunizar uma prática pedagógica diferenciada, de acordo com a realidade sócio-cultural da comunidade escolar, ampliando o acesso a pluralidade de culturas.
  • Proporcionar uma pedagogia da infância centrada no caráter lúdico da aprendizagem e qualificar as interações possíveis das crianças com os adultos e das crianças com o mundo, através do resgate da imaginação, do brinquedo, dos desafios cotidianos, das diferentes formas de expressão/linguagem e de muitos outros aspectos relevantes, envolvidos nessas relações.
  • Auxiliar no desenvolvimento global do educando a partir de um planejamento organizado e que atenda as necessidades das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
  • Proporcionar aos educandos, pais, professores e funcionários a possibilidade de vivenciar os princípios de responsabilidade, honestidade, respeito, cooperação e solidariedade.
  • Promover a integração constante entre a escola e a família considerando-a como fator de contribuição essencial para a aprendizagem.
"Educação é a maior herança que se deixa para o filho"